Marcadores

Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Artistas X Imprensa

Por Natalia Maria

IMPRENSA ALÉM DO PAPEL DE INFORMAR
O jornalista é perceptível e criativo, assim como o artista

“Há dificuldades entre os dois ambientes da vida pública: os artistas e a imprensa”, disse Caetano Veloso em entrevista sobre o papel da imprensa no Brasil. O cantor acompanha o trabalho de jornalistas há anos, o período mais influente segundo ele foi à ditadura militar, em que teve suas canções frequentemente censuradas, onde demonstrava sua posição esquerdista. Para o artista eles eram os criadores da época, a imprensa apenas noticiava ou imitava, e afirma que é assim até hoje.
Divergências surgem a partir da posição de Caetano Veloso, no mesmo evento o autor e jornalista e criador do observatório da imprensa, Alberto Dines, fala em um de seus livros que o jornalista é o profissional da indagação, do questionamento. Vulnerável as tendências é perceptível e criativo, assim como o artista.
Ambas as profissões necessitam do público para terem sucesso, as duas fazem o que a maioria das pessoas não podem fazer. Os artistas trazem a música, a dança, à interpretação, a tela que encanta que entretém a massa. A imprensa sai à frente e informa, questiona, descobre o que nem sempre esta a vista para levar ao conhecimento comum.

Matéria produzida por NATALIA MARIA DA SILVA para resposta do ENADE 2009, como trabalho para obtenção de nota em Revisão de Texto I - UNIFIEO

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário