Por Natalia Maria
Vigas de madeira ilegal, apreendidas por falta de certificação, deverão ser utilizadas para a reforma no telhado da Estação Ferroviária Sorocabana, que já abriga o Teatro Estação. A iniciativa foi anunciada na noite de ontem pelo prefeito da cidade Vitor Lippi , que estima economizar R$ 300 mil com a obtenção das madeiras por meio de parceria com o IBAMA.
Estamos fazendo por etapas porque o prédio é grandioso. Já conseguimos autorização para ao menos entrar. Também queremos revitalizar os espaços anexos e conseguir convênio com o governo para passar o o prédio para o município, declarou à frente do prédio que ainda cheirava tinta fresca na noite de inauguração do espaço teatral.
Teatro Estação
Segundo Anderson Santos, secretário de Cultura, a ideia de implementar o espaço denominado Teatro Estação surgiu de conversas entre amigos membros da equipe de cultura da prefeitura, que se inspiraram na companhia paulista de teatro Os Satyros. Trata-se de um pocket espaço, modesto, mas muito importante. Já nos acostumamos às cantatas no final do ano, agora também podemos vir aos finais de semana e acompanhar as peças de teatro, disse o secretário pouco antes da exibição de O Estrangeiro Misterioso, peça do diretor Rodrigo Cintra contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc), sobre Luís Matheus Maylasky, nobre e empresário que inaugurou a então Companhia da Estrada de Ferro.
O Teatro Estação conta com sistema de iluminação cênica, sonorização ambiente e camarins. São 88 metros quadrados que acomodam 50 pessoas em cadeiras estofadas individuais móveis, o que permite mais versatilidade ao local.
Algo a mais...
A Estação Ferroviária Sorocabana foi inaugurada em 1875 como o ponto final da linha original da Sorocabana. A ideia original era ligar Sorocaba a São Paulo pelo caminho mais curto. A Estrada de Ferro teve grande importância para o desenvolvimento econômico de Sorocaba e do Brasil, principalmente entre o final do século XIX e o início do XX.
Publicação baseada em matéria de Thiago Arioza
para o Jornal Cruzeiro do Sul - Sorocaba/SP
Crédito da imagem: Erick Pinheiro
...
CÓPIA
ResponderExcluirhttp://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=285998
MATÉRIA ANULADA PARA A AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA. Até a falta de aspas você copiou da edição do Cruzeiro do Sul.